Dia 1, Viana do Castelo

Viana do Castelo recebeu-nos com muito calor e não me refiro apenas à meteorologia.

Sabia de ante-mão que estava reservada uma “pequena” surpresa de acolhimento e, enquanto estávamos na Praça da República à conversa com um jornal nacional, eu ia olhando para o telemóvel à espera que o Pedro, um portuense a viver em Viana, me ligasse.

Entretanto passa uma tuna masculina. Deixei a conversa a meio, pensei se seria para nós e quando eles passaram sem parar, pedi desculpa à jornalista pela distração e continuamos a conversar por mais uns segundos até o meu telemóvel começar a tocar. Atendi, voltei a olhar para a tuna e fiquei sem palavras quando vi alguém a falar ao telemóvel. Comigo.

-“Parkie, estas pessoas estão aqui para nós!”

Viana do Castelo: Casal de 25 e 85 anos faz CouchSurfing em PortugalEle tentou dizer alguma coisa, mas só abriu a boca em sinal de espanto. Mas num jeito de quem me queria perguntar quem eram aqueles rapazes e porquê que estavam assim vestidos. Não fez a pergunta, não quis ser desagradável.

Quando se apercebeu de quem eram aquelas pessoas, vestidas de preto, a cantar para nós, emocionou-se e bateu palmas. – “Wow!”

Jantámos n’O Laranjeira, local mítico em Viana do Castelo. Ementa: azeitonas, broas, queijo, empada de frango, sopa de peixe (deliciosa!) filetes de pescada e arroz de tomate. Arroz de tomate!

-“Parkie este tipo de arroz é o meu preferido.”

-“Sim, eu posso ver isso!”

Servi-me mais uma vez e acabei com o tacho que estava na mesa. Arrisco-me a dizer que foi o melhor arroz de tomate que comi em toda a minha vida. Passamos lá a noite, na Casa do Sr. Laranjeira que tão bem nos acolheu, com vistas privilegiadas para Santa Luzia.

O Parkie, cansado que estava, foi dormir. Eu peguei na mochila, fechei a porta da rua e fui deixar um bocadinho do meu coração em Viana. Um bocadinho bem grande.

Viana do Castelo, 25.06.2013

3 thoughts on “Dia 1, Viana do Castelo

Comment